Mais de meio século de tradição e excelência da Una no ensino e pesquisa da Administração e sua contribuição na formação de líderes e gestores de sucesso agora chancelam o novo Mestrado Profissional em Administração. Um curso certo para os profissionais que desejam transitar em diferentes áreas de conhecimento, com rigor técnico e metodológico, comprometidos com a inovação e a dinâmica organizacional.


Print This Page

Corpo docente

Profª. Drª. Eliana Marcia Martins Fittipaldi Torga

Doutora e Mestre em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais FACE/UFMG, graduação em Psicologia – Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira. Pós-graduada em Psicologia Hospitalar e Intervenção em Emergências em Sevilha, Espanha. Realizou cursos na Alemanha sobre Intercultural Managemant e na Argentina em Global Competitiveness Programme. Leciona disciplinas de Empreendedorismo e Inovação, Finanças, Microfinanças e Microcrédito, Gestão de pessoas, Gestão por Competências, Psicologia nas Emergências e Desastres. Atualmente desenvolvendo treinamento na área de gestão de pessoas; gerenciamento de projetos sociais; atuando no Desenvolvimento de Metodologias, Instrumentos e Análises para determinar os custos (fixos, variáveis e outros) relativos à prestação de serviços socioassistenciais no SUAS; participando de ações de Suporte aos profissionais de saúde do CAPS, diante do acidente de trabalho e desastre ambiental, juntamente com o Laboratório de Estudos do Trabalho, Sociabilidade e Saúde da Faculdade de Psicologia da FAFICH, UFMG. Pesquisadora do grupo de Pesquisa EICIS, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG, desenvolvendo pesquisas na área de Finanças Comportamentais, Microcrédito, Empreendedorismo, Inovação, Gestão de Projetos e Pessoas em Empreendimentos Sociais, Finanças Empreendedoras e Psicologia do Comportamento do Investidor.

Prof. Dr. Frederico Cesar Mafra Pereira 

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Professor há 17 anos, atualmente locado como professor adjunto do Mestrado Profissional em Administração (MPA) do Centro Universitário UNA, na linha de pesquisa Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade, com foco em docência e pesquisa nos temas Inovação e Estratégia, Ecossistemas e Redes de Inovação, Empreendedorismo e Inovação, Inovação e Desenvolvimento Regional, Novos Modelos Organizacionais, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento, Planejamento e Gestão Estratégica. Além da atuação como docente, atualmente é Sócio e Consultor Sênior da EmpresariALL Soluções em Gestão & Educação Corporativa, com experiência nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Marketing Empresarial e Pesquisa de Mercado, através da oferta de serviços de Consultoria, Mentoria e Assessoria, e Educação Corporativa para empresas de diversos segmentos e portes em nível nacional. Produz conteúdo em mídias digitais e blogs de negócios, além de atuar como palestrante.

 Prof. Dr. Gustavo Quiroga Souki

Gustavo Quiroga Souki é Doutor (2002) e Mestre (1999) em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é Professor do Curso de Mestrado em Administração e Editor-Chefe da Revista Reuna, do Centro Universitário UNA. Além disso, é Diretor Executivo da Souki Pesquisa, Estratégia e Marketing Ltda. (www.souki.net.br). Foi diretor da Dataconsumer – Centro de Pesquisa Avançada entre 2004 e 2014. Foi professor do Curso de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Fumec e acadêmico visitante na University of Birmingham (Inglaterra). Publicou 52 artigos em periódicos especializados e 95 trabalhos em anais de eventos científicos. Possui 3 livros publicados e 4 capítulos em livros organizados por outros autores. Desenvolveu 5 softwares, orientou 42 dissertações na área de Administração e orienta atualmente 6 estudantes de mestrado em Administração e é coorientador de um aluno de doutorado em Administração. Participou de 122 bancas em cursos de mestrado ou doutorado. Recebeu 2 prêmios pelo desenvolvimento de softwares e como melhor artigo apresentado no 5º Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV 2012). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Agronegócios. É pesquisador e consultor de empresas como: Sebrae, Cemig, Lafarge Holcim, Assespro-MG, SICOOB Crediminas, SICOOB Vivamed, SICOOB Credicampo, Fiat Automóveis S.A., Sistema Fiemg, Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Amipão, Tim, Universidade Fumec, Fead Minas, Centro de Gestão Empreendedora, Faculdade Arnaldo, Number One, Clube das Tintas, Laboratório Farroupilha, Agrocerrado, Pessoa Comunicação, Occhi Observatory, Fala!, Staff de Publicidade, Grupo Séculus, Concessionária Mila, Concessionária Recreio, entre outras.

Prof. Dr. Max Cirino de Mattos

Professor e pesquisador associado ao LATACI Research Institute. Membro do Conselho Editorial da Revista da Controladoria Geral da União e dos periódicos SAFRA LATACI, TAO, APPREHENDERE e TEKTON. Presidente do LATACI Research Institute. Líder do Grupo de Pesquisa LATACI – Laboratório de Tecnologia Aplicada a Complexos Informacionais. Pesquisador membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA; professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG (nível 5 CAPES) e professor de cursos de graduação e especialização em diversas IES desde 1998. Pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação (UFMG); MBA Executivo em Finanças (IBMEC); Especialização em Gestão em Informação Tecnológica (UFMG); Bacharelado em Ciência da Computação (PUC-MG); Técnico em Contabilidade (INED). Foi professor permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (nível 6 CAPES); assessor de planejamento e coordenador de projetos de modernização tecnológica, análise e estruturação de sistemas gerenciais e ERP, desenvolvimento e reestruturação de processos em empresas de diversos portes e setores (BEMGE, TELEMIG CELULAR, BELGO MINEIRA, UNIBH, entre outras); coordenador de projetos de P&D envolvendo modelagem de dados e bancos de dados relacionais (desde 1992). Experiência na implantação e desenvolvimento de PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), PPI (Projeto Pedagógico Institucional), PPC (Projeto Pedagógico de Curso), da CPA (Comissão Própria de Avaliação; vice-presidente); na estruturação administrativa geral, inclusive com a integração de solução computacional administrativo-acadêmica e processos de EAD (Ensino a Distância).

Prof. Dr. Poueri do Carmo Mario

É doutor e mestre em Ciências Contábeis pela FEA-USP, com graduação na mesma área pela PUCMINAS, além de pós-graduação em Finanças (UNA). Professor do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA desde 2013. Professor associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenador do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis (2009-2010) e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis (2010-2012) da UFMG. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNA (2013-2017). Suas pesquisas no Mestrado Profissional em Administração relacionam-se com finanças corporativas, desempenho das empresas, gestão tributária e impactos da inovação nessa, dentre outras afins como regulação em contratos públicos e gestão de riscos. Coordena o Grupo de Pesquisas Aplicadas em Contabilidade e Controladoria – GPACC / UFMG, com interesse em pesquisas relacionadas aos temas de Solvência Empresarial, Finanças Corporativas, Gestão de Custos & Controladoria, Teoria Contábil e Informação Contábil, em entidades dos 3 setores da economia, visando estudos empíricos subsidiados em teorias e seus respectivos avanços, servindo de locus de integração de conhecimentos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de controladoria e de custos, finanças corporativas e contabilidade, bem como em gestão tributária e de risco corporativo.

Prof. Dr. Ricardo Viana Carvalho de Paiva

Possui graduação em Engenharia Mecânica ênfase em Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), graduação em Administração de Empresas pela UNB (2008), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2002) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Administração (40 horas semanais) de Empresas do Centro Universitário UNA. Foi Diretor de Educação Continuada e Pesquisa na Anima Educação e também já atuou na Una como Coordenador do Mestrado Profissional em Administração, Diretor do Instituto de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, como Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, como Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, como Coordenador do curso de Administração de Empresas e como Coordenador de cursos Tecnológicos.Foi Gerente de Marketing na Shell Brasil SA e na Cia de Gás do Rio de Janeiro (CEG). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, inovação e gestão do conhecimento, planejamento estratégico, marketing e finanças. 

Profª. Drª. Thiago Soares Nunes

Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC, Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC, e Graduado em Administração pela UFSC. Professor do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT/UFSC). Na última década tem se dedicado ao tema assédio moral (e temas correlatos), sendo autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e eventos nacionais e internacionais, autor de livro e capítulos em livros, palestrante e organizador de eventos sobre a temática. Possui interesse nos temas: Assédio moral; Cultura organizacional; Gestão de pessoas e inovação; Prazer e sofrimento no trabalho; Educação a distância (gestão, tutoria, inovação e TIC´s); Gestão Universitária; Inovação em gestão, processos/procedimentos e no trabalho