Mais de meio século de tradição e excelência da Una no ensino e pesquisa da Administração e sua contribuição na formação de líderes e gestores de sucesso agora chancelam o novo Mestrado Profissional em Administração. Um curso certo para os profissionais que desejam transitar em diferentes áreas de conhecimento, com rigor técnico e metodológico, comprometidos com a inovação e a dinâmica organizacional.


Print This Page

Área de concentração

O Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) do Centro Universitário UNA, ao definir a Inovação e a Dinâmica Organizacional como eixos estruturantes da sua proposta de geração de conhecimento, pressupõe que o alcance de resultados organizacionais somente se apresenta de forma sustentável se aliado a uma preocupação com a inovação e com a dinâmica organizacional.

Sob o ponto de vista da inovação, preparar-se em termos de concepção e práticas organizacionais para lidar com ambientes cada vez mais instáveis, implica em assumir uma postura inovadora, como um requisito associado ao sucesso organizacional. Da mesma forma, associa-se a este compromisso com a inovação, uma observação atenta à dinâmica organizacional, uma vez que esta última pressupõe reconfigurações contínuas a fim de que se atendam, de forma adequada, às múltiplas demandas apresentadas à organização, inserida em um contexto de inovação. Nesse sentido, este programa constitui uma resposta às demandas atuais do mercado e da sociedade no que diz respeito à necessidade de formar profissionais capazes de uma nova concepção de administração. Inovação e Dinâmica Organizacional se concretizam desta maneira, em duas linhas de pesquisa.

O atual modelo econômico estruturante de gestão exclui amplos segmentos da população, que se vêem alienados das questões que envolvem suas vidas e seus destinos. A formação de agentes organizacionais críticos e autônomos surge não mais como um humanismo tardio, mas como resposta de natureza econômica ao dilema enfrentado pelas nações de responder às contradições que elas mesmas ocasionaram. As pressões institucionais em prol de um modo inovador de gestão são cada vez mais objeto de atenção de consumidores, governos, fóruns internacionais e instituições do terceiro setor. Elas têm por objetivo garantir a manutenção de negócios no futuro, preservando toda a cadeia de valor das empresas, associando, obrigatoriamente, o progresso econômico ao da sociedade. Para tanto, este modo de gestão requer o uso de tecnologias adequadas a seus processos, o que remete à necessidade de um bom gerenciamento do processo de inovação. Além disso, suas interfaces com a estratégia, as finanças, as operações, o marketing, e as pessoas, dentre outros elementos organizacionais, foram ainda pouco exploradas, o que sugere um extraordinário potencial de desenvolvimento para o estudo da gestão.

O investimento no desenvolvimento dessa nova concepção do gestor, que leve em consideração as novas exigências correntes no contexto das organizações, deve, portanto, assumir uma posição prioritária na agenda de pesquisa e ensino em Administração. Como resultado, ao Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) com foco em Inovação e Dinâmica Organizacional caberá a discussão de novos modelos de gestão, capazes de dar concretude às responsabilidades ampliadas das empresas e organizações, das quais não podem mais declinar.

Com o objetivo de explorar novas oportunidades de negócio, novos mercados e desenvolver vantagem competitiva sustentável, as organizações encontram na inovação uma alternativa que abrange aspectos estratégicos e táticos, como o alinhamento do modelo de negócio e o desenvolvimento de atividades que levem ao desenvolvimento e oferta de novos produtos.

Além de buscar diferenciar produtos (bens e serviços), o foco em inovação busca desenvolver processos produtivos mais eficientes e alinhados com a responsabilidade socioambiental da empresa. É um campo da gestão que exige o desenvolvimento de competências multidisciplinares e multifuncionais, bem como de relacionamentos colaborativos tanto intra quanto interoganizacionais, envolvendo diversas áreas da empresa, tais como marketing, tecnologia da informação e comunicação, operações, suprimentos, engenharia, recursos humanos e P&D.

Propõe-se que o Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) forme profissionais capazes de alavancar o conhecimento nas organizações, de maneira a promover o desenvolvimento de inovações e de uma dinâmica organizacional ajustados às demandas efetivas das organizações. A área de concentração Inovação e Dinâmica Organizacional se concretiza em duas linhas de pesquisa complementares e articuladas, a saber: 1) Dinâmica Organizacional, Inovação e Sociedade; e 2) Inovação, Redes Empresariais e competitividade.